PUBERDADE PRECOCE

PUBERDADE PRECOCE

A Puberdade é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado por mudanças no corpo do menino ou da menina, devido ao aumento da produção dos hormônios sexuais pelas gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos).

As alterações não são somente físicas, mas também psicológicas, com grandes oscilações emocionas e inicio do interesse sexual.

As principais modificações nas meninas é o aparecimento dos seios, pelos pubianos e axilares, odor axilar, crescimento acelerado, aumento da oleosidade da pele, com acnes, e início do ciclo menstrual.

Nos meninos, há aumento do volume dos testículos, aparecimento de pelos pubianos e axilares, barba, aumento da oleosidade da pele, com acne, crescimento acelerado e mudanças do timbre da voz.

A puberdade começa quando o hipotálamo, região do cérebro, libera um hormônio chamado Gonadotrofina (GnRH), que estimula a glândula Hipófise a produzir dois tipos de hormônios: Hormônio Luteinizante (LH) e Hormônio Folículo Estimulante (FSH).

Esses hormônios estimulam, na menina, a produção de estrogênio e progesterona pelos ovários. E no menino, levam à produção de testosterona pelos testículos. A secreção aumentada desses esteróides sexuais são responsáveis pelas mudanças ocorridas nesse período.